terça-feira, 29 de março de 2011


Festa reúne mais de cinco mil pessoas

O último sábado (26), foi dia de festa para o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) de Xaxim. Em clima de muita alegria e expectativa, mais de cinco mil pessoas, entre elas filiados, empresários, lideranças locais, regionais e estaduais do partido, simpatizantes e convidados, participaram de um almoço nos pavilhões do Bairro Dr. Ari Lunardi.

Dentre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram: os deputados federais Valdir Colatto e Celso Maldaner; os deputados estaduais Moacir Sopelsa e Carlos Chiodini; o presidente da JPMDB e vereador de Rio do Sul, José Thomé; prefeitos e vereadores da região. De Xaxim participaram os vereadores do partido, Loacir Fin, Gelci Dalla Cort, Ledinho Curtarelli e o vereador Luiz Felipe Diniz Fagundes, que também é presidente do PMDB no município.

Um destaque do evento foi a participação de lideranças de outros partidos, como o vice-prefeito de Xaxim, Adacir Araldi e a presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, Joseane Sampaio, ambos do PP, além de representantes de demais partidos que mantém coligação e afinidade com o PMDB.

Empresários de Xaxim também marcaram presença na festa e destacaram apoio ao PMDB, como o empresário Chico Folle, da Ervateira Folle; o ex-prefeito de Xaxim e diretor da Vang FM, Ari José Locatelli; e o ex-prefeito Edermar Matiello. No entanto, o destaque do evento ficou por conta da participação do ex-prefeito de Xaxim, Dr. César Gastão Fonini, que juntamente com a esposa Maria de Lourdes, recepcionaram os convidados na entrada do evento.

Fonini comandou o município de Xaxim por dois mandatos consecutivos (1997 à 2004), sendo o primeiro prefeito à disputar uma reeleição na cidade. Dentre as características mais marcantes do ex-prefeito está a popularidade. O médico está sempre cercado de pessoas que elogiam sua humildade, simpatia e atenção para com todos, independente de ideologias ou classe social.

O PMDB de Xaxim está afastado da administração desde 2004. No entanto esse período não enfraqueceu o partido. Pelo contrário. Para as eleições municipais de 2012 o PMDB busca reafirmar a liderança conquistada e mantida em mais de três décadas no município. O partido está trabalhando firme e deve apresentar nomes fortes e coligação com vários partidos. Prova da certeza de conquista, é o apoio de grandes empresários do município, de lideranças estaduais e nacionais do partido.

Fonte: C&P Assessoria

PT e PMDB próximos em Chapecó


Brasília 29/3/2011 - O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) participou de uma audiência na última quinta-feira (24/3) com o Secretário Executivo do Ministério de Relações Institucionais Claudio Vignatti, para buscar agilidade na liberação de recursos de emendas referentes aos anos 2007, 2008 e 2009 e de valores empenhados em 2010. Colatto quer agilizar o processo para dar uma resposta aos municípios que tanto aguardam esses recursos.

“O secretário foi solícito ao nosso pedido e afirmou que as emendas para aquisição de máquinas, dos anos 2007, 2008 e 2009 deverão ser pagas até o final de abril. Da mesma forma as emendas de obras já em andamento”, salientou. “Quanto às empenhadas em 2010 devem ser liberadas conforme o Orçamento. Mas disse que fará um esforço como catarinense para agilizar a liberação’, acrescentou.

Ainda durante a audiência Colatto e Vignatti trataram sobre as eleições 2012 em Chapecó. O objetivo é buscar um entendimento entre as siglas e uma possível composição. “Nós estamos conversando para ver a possibilidade de estender a coligação nacional PT e PMDB para o município de Chapecó. Essa é a vontade da maioria da base do PMDB no município”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

quinta-feira, 24 de março de 2011

35 municípios catarinenses são beneficiados com creches pelo Governo Federal


Brasília 24-3-2011 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) prestigiou na manhã de hoje (24/3), com prefeitos de Santa Catarina, a solenidade de inauguração de 54 Unidades de Educação Infantil e a assinatura de Termos de Compromisso para a construção de mais 718 novas Unidades no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com a assinatura 419 municípios serão beneficiados, destes 35 em Santa Catarina. O evento aconteceu no Palácio do Planalto, contou com a participação da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, senadores, deputados, prefeitos, vice-prefeitos e demais representantes do governo e de municípi os contemplados.

Conforme o Ministério da Educação (MEC) o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fornece dois projetos de escolas de educação infantil. O projeto tipo B tem capacidade para 240 crianças de zero a cinco anos. O tipo C atende 120 crianças em dois turnos. Os projetos tipo A são os elaborados pelas próprias prefeituras, de acordo com padrões de qualidade exigidos.

Colatto destacou a importância do benefício para estes municípios. “O número de crianças hoje necessitando de uma vaga em creches é muito superior ao que os municípios conseguem atender. Os pais precisam deixar as crianças em um bom lugar para conseguir trabalharem com tranquilidade. Essas novas salas não acabarão com o problema, mas irão servir de suporte para muitas famílias”, disse.

Confira a relação dos municípios que assinaram termos de adesão para construção de creches.

Araquari
Balneário Arroio do Silva
Balneário Barra do Sul
Barra Velha
Benedito Novo
Brusque
Caçador
Canoinhas
Chapecó
Florianópolis
Forquilhinha
Fraiburgo
Guaraciaba
Içara
Itajaí
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Massaranduba
Navegantes
Nova Trento
Orleans
Palmitos
Pinhalzinho
Praia Grande
Santiago do Sul
São Cristovão do Sul
São João Batista
São Lourenço do Oeste
Seara
Serra Alta
Sul Brasil
Trombudo Central
Turvo
União do Oeste.

Foto: Valdir Colatto prestigia evento com prefeitos catarinenses. Na foto com prefeito de Serra Alta, Claudinei Senhor e vice-prefeito de Pinhalzinho, Ladir Cassol

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

quarta-feira, 23 de março de 2011


Brasília 23/3/2011 - O deputado federal e vice presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) Valdir Colatto (PMDB/SC) participou de uma audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) na última terça-feira (22/3) que discutiu a restrição da adição de açúcar e aromatizantes na produção de cigarros e a proibição da publicidade do produto no interior de estabelecimentos de venda, conforme Consultas Públicas 112/10 e 117/10 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Colatto afirma que se deve evitar a causa de prejuízos aos produtores encontrando alternativas para que eles garantam a renda. “Vamos buscar esse auxílio no projeto de Integração”, justificou. O parlamentar salienta que a cultura do fumo é a principal fonte de renda de mais de 700 municípios da região Sul do país. “É inaceitável acabarmos com a fonte de renda desses produtores, inclusive, para muitos a única renda, àquela que garante o estudo e dá o pão de cada dia”, declarou. Em SC, citou Colatto, dos 235 municípios produzem fumo de um total de 293, sendo cerca de 55 mil produtores deste cultivo naquele Estado.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) participou da Audiência Pública com mais de 100 pessoas. Pela manhã a comitiva visitou o gabinete de Colatto e confirmou sua presença no evento do dia 5 de abril, em Brasília, a favor da aprovação do Código Florestal Brasileiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

terça-feira, 22 de março de 2011

Ibama assina IN dos pássaros exóticos


Brasília 22/3/2011 – Em reunião hoje à tarde em Brasília, o Ibama, representantes de entidades de pássaros exóticos de todo o país e membros da bancada Eco-Passarinheira da Câmara dos Deputados assinaram Instrução Normativa (IN) considerada um grande avanço na legalização e organização dos criadores de pássaros exóticos.

O ato contou com a presença do presidente do Ibama, Curt Trennepohl, do diretor Américo Ribeiro Tunes, de presidentes e coordenadores de entidades de pássaros e dos parlamentares Valdir Colatto (PMDB/SC), Nelson Marquezelli (PTB/SP), Moacir Micheletto (PMDB/PR), Marinha Raupp (PMDB/RO), Sandro Mabel (PR/GO).

A IN dos Exóticos, como foi chamada, tira da ilegalidade aves como agapornis, ringneck, rosella, calafate, dentre outras. O presidente da Federação Ornitológica Catarinense (FOC), Wilson Gomes, reforçou o posicionamento do diretor do Ibama Américo Tunes quando afirmou que “quanto mais os pássaros forem criados em cativeiro, será mais fácil inibir a ação dos bandidos e diminuir o contrabando”.

A assinatura da IN, justificam os criadores, possibilita agora trabalhar com serenidade e com o amparo da lei. Membro da bancada Eco-passarinheira, o deputado federal Valdir Colatto destacou as inúmeras reuniões e intercessões dos membros do grupo junto ao Ibama e defendeu a criação de pássaros exóticos. “Tudo o que o homem pode criar e reproduzir dificilmente será extinto”, disse.

O presidente da Confederação Brasileira dos Criadores de Pássaros Nativos (Cobrap), Aloísio Tostes, acompanhou as discussões e esteve presente no ato de assinatura. “Estávamos sendo tratados como traficantes pelos fiscais do Ibama, sendo vítimas de uma verdadeira ala radical que confundia nossa criação com o tráfico” desabafou. Segundo ele, nos últimos seis meses as notificações aumentaram, com severas multas e perseguição desenfreada por parte dos fiscais, justamente num momento em que se discutia novas normas para criação exótica. “Trabalharemos agora pela conservação das aves. Os criadores de pássaros exóticos brasileiros são exemplo no mundo, pelo clima do nosso país e dedicação aos animais”, destacou.

Quanto as anilhas (identificação das aves), o sistema passará a ser integrado entre Federações estaduais o que, segundo, as entidades, dará mais agilidade, clareza e solidificará a criação de exóticos, criando empregos, renda, lazer e conservação das espécies.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Colatto recebe comitiva da Fetaesc em Brasília


Trabalhadores rurais deslocam-se para Brasília para discutir o futuro da fumicultura brasileira e confirmam ao vice-presidente da FPA participação em massa na mobilização de apoio a nova proposta de Código Florestal Brasileiro.

Brasília 22/3/2011 - O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional, recebeu na manhã desta terça-feira (22/3) em seu gabinete em Brasília uma comitiva formada por 42 integrantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC). A comitiva, liderada pelo presidente da Fetaesc, Hilário Gottselig, participa na tarde de hoje de uma Audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) que discutirá propostas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de restringir o uso de aditivos nos cigarros e proibir a publicidade do produto no interior de estabelecimentos de venda (Consultas Públicas 112/10 e 117/10).

A comissão também vai debater o apoio à substituição do plantio de tabaco por outras culturas.

O presidente da Fetaesc confirmou ao vice-presidente da FPA também a participação em massa dos trabalhadores rurais no ato de apoio a nova proposta de legislação ambiental brasileira, programado para o dia 5 de abril, em Brasília, quando o projeto deverá entrar em pauta para votação na Câmara.

Fonte:Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Lindóia do Sul, Tunápolis e Campo Erê recebem equipamentos


Chapecó 21/3/2011 – Equipamentos agrícolas foram entregues na última semana para os municípios de Lindóia do Sul, Tunápolis e Campo Erê, com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC).

Em Lindóia do Sul a entrega foi de 3 distribuidores de adubo líquido, 2 distribuidores de adubo seco e 3 ensiladeiras no valor total de R$ 100 mil, que atenderão comunidades rurais do município.

Em Tunápolis a entrega foi de caminhão traçado F4000 com emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, que atenderá a comunidade urbana e 10 comunidades rurais.

Em sua passagem por Campo Êre, na festa da colheita do milho e rodeio, o deputado Colatto formalizou a entrega de caminhão para a administração municipal, recurso de emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

quinta-feira, 17 de março de 2011

PMDB garante 79 votos favoráveis ao Código Florestal Brasileiro


O tema que vem sendo discutido a anos deve ir a Plenário na primeira semana de abril

Brasília 17-3-2011 - A Bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realizou na tarde de quarta-feira (16/3) uma reunião para tratar da votação do substitutivo do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B/SP) do Projeto de Lei 1876/99 que institui o Código Florestal Brasileiro. O presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp (PMDB/RO), juntamente com os deputados da sigla garantiu 79 votos favoráveis a proposta. Conforme Raupp o PMDB não abre mão para que o projeto entre em pauta no Plenário na primeira semana de a bril.

A discussão em torno de uma nova legislação ambiental vem se arrastando há anos. Em 2005 quando atuava como secretário de articulação nacional em Brasília, Valdir Colatto (PMDB/SC), anunciava a necessidade de mudanças na legislação vigente, precisamente a modernização do Código Florestal Brasileiro em vigor desde 1965. Colatto justificou sua preocupação baseado em pesquisa realizada pela Epagri/Ciran, alertando à época que, se aplicada à legislação federal em Santa Catarina, por exemplo, 31,8 mil famílias seriam inviabilizadas e as propriedades fechadas por ocupar áreas de preservação permanente, ou seja, próximas de rios e mananciais aquíferos.

A partir desta constatação, iniciou-se um grande debate. A discussão tornou-se abrangente e, graças a envolvimento de lideranças políticas, setor produtivo e sociedade o Código Ambiental Catarinense está em vigor. O Código estadual catarinense deu o primeiro passo no país quando legitimou a necessidade de cada Estado em criar suas próprias leis.

A discussão ambiental foi amplamente debatida, após o aval do presidente do Partido à época, Michel Temer, para a criação de uma Comissão Especial para discutir a proposta. A comissão presidida pelo deputado Moacir Micheletto, (PMDB/PR) realizou de norte a sul do país audiências públicas e reuniões ouvindo agricultores e tirando dúvidas sobre a nova proposta.

Colatto parabenizou o deputado Aldo Rebelo pela coragem de assumir o compromisso frente a essa discussão. Afirmou que o momento agora é de discussão em Plenário. “O que tinha de legal para ser discutido já foi definido em Comissão Especial e agora deve ir a Plenário. Quem não estiver contente que apresente emendas ou destaques para que sejam votados. O que não podemos é protelar”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

quarta-feira, 2 de março de 2011

Valdir Colatto assume como deputado federal em Brasília


O primeiro suplente de deputado federal da coligação "As Pessoas em Primeiro Lugar", Valdir Colatto (PMDB/SC), tomou posse na terça-feira (1/3) no fim da tarde, em Brasília. Colatto assumiu a vaga do deputado federal Paulo Bornhausen (DEM) que retornou a SC assumindo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O gabinete de Colatto em Brasília agora é no Anexo 4, no gabinete 708.

Já no primeiro dia de atividade parlamentar, Colatto coordenou reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que está organizando uma grande mobilização a favor da nova proposta do Código Florestal Brasileiro. Nesta semana em Brasília, lideranças do setor produtivo encontram-se para dar força a iniciativa.
No link abaixo, segue entrevista/sonora com deputado federal Valdir Colatto. Na entrevista, o parlamentar fala sobre a organização da sua estrutura em Brasília, retomada de projetos em tramitação na Câmara Federal, articulação da mobilização pró-votação do Código Florestal Brasileiro, sua proposta de descentralizar a legislação ambiental brasileira e outras frentes que defenderá nos próximos anos.