sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Centro de Monitoramento Móvel de Prevenção a Desastres está entre medidas para a seca na região Sul


Brasília 13/1/2012 – Em reunião na tarde de hoje (13/1) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) recebeu documento (anexo) com as ações do Governo Federal para a seca na região Sul, safra 2011-2012. A Defesa Civil Nacional dispõe de recursos para a assistência imediata para os Estados afetados pela estiagem. “Como já informamos aos prefeitos, para isso é necessário que os municípios decretem a situação de emergência e encaminhem documentação ao Ministério da Integração Nacional”, salientou Colatto. Com os recursos poderão ser contratados caminhões pipa, recuperar poços e adquirir cisternas para armazenamento de água.

No documento consta ainda apoio a investimentos estruturais, crédito rural bancário, crédito rural não bancário concedido por cooperativas, programa de venda de milho para a produção animal, apoio a investimentos estruturais de convivência com a estiagem e criação de um Centro de Monitoramento Móvel de Prevenção a Desastres.

Colatto destaca que as ações preventivas por ele sugeridas ao ministro, como criação de cisternas para armazenamento de água e projetos de irrigação nas propriedades rurais, estão sendo discutidas pelo Governo Federal e governos estaduais. “Será criado um programa que disponibilizará linhas de crédito para financiamento e aquisição de equipamentos de irrigação e armazenamento de água”, concluiu Colatto.

Na segunda-feira (16/1) o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho estará em Chapecó apresentando e explicando as medidas tomadas pelo Governo. O encontro acontecerá a partir das 10 horas da manhã no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário