sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Governo não libera seguro agrícola e produtores de maçã pedem socorro


Parlamentar critica que Ministro da Agricultura passa por SC e ignora situação crítica dos produtores de maçã

A demora na liberação dos R$ 35 milhões do seguro agrícola para a maçã vai inviabilizar a safra em SC. A afirmativa foi do deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) ao contatar com lideranças do setor nesta quinta-feira (23/9) que aguardavam a liberação dos recursos para compra de insumos e tratamentos dos pomares, mas até agora, nada aconteceu.

“O Governo está enrolando os produtores que correm risco de perder a produção”, reclama Colatto que acompanhou os produtores nos últimos meses em audiência no Ministério da Agricultura em Brasília.

Para Colatto, a vinda do Ministro da Agricultura Wagner Rossi, para Santa Catarina nesta semana deveria ter sido para anunciar os recursos do seguro agrícola. O ministro esteve na região extremo-oeste na última segunda-feira (20/9) onde participou de encontros políticos. Colatto contatou parlamentares federais também do Paraná e do Rio Grande do Sul para buscarem respostas concretas do Governo em Brasília.

Os produtores alertam que o setor já vem passando por uma dificuldade econômica em função de situação climática. Hoje Santa Catarina possui 2300 produtores de maçã, divididos em 21 mil hectares. No Brasil 38 mil hectares estão ocupados para o cultivo da maçã, isso quer dizer que Santa Catarina é responsável por 58% da produção.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Candidato a Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário