domingo, 11 de março de 2012

Milho deve chegar a SC nesta semana


Brasília 11/3/2012 – Santa Catarina deve receber nesta semana 22 toneladas de milho, com frete já contratado. A informação foi repassada ao deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) pelo diretor de abastecimento da Conab, Marcelo de Araújo Melo, na sexta-feira (9/3). No início de março foram publicadas as Portarias Interministerial 143 e 144, que autoriza a venda dos estoques públicos de milho, com concessão da subvenção econômica, por meio de leilões de Valor de Escoamento de Produto (VEP) e por meio da venda direta, denominada Venda Balcão.

Na modalidade de Venda Balcão cada produtor poderá adquirir até seis toneladas por CPF, cooperados poderão adquirir até seis toneladas, sendo limitada a liberação de no máximo seis mil toneladas por CNPJ. O preço de comercialização será de R$ 21 a saca de 60 quilos.

Já por meio da portaria 143 o governo autoriza a comercialização de até 500 mil toneladas, beneficiando os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, além das regiões Norte e Nordeste e norte de Minas Gerais. Em SC e RS, poderão adquirir avicultores, suinocultores, bovinocultores de leite, cooperativas de criadores de aves, de suínos e de bovinos de leite.

Colatto destaca que o milho poderá amenizar os problemas enfrentados pelos produtores devido à estiagem que assolou a região no início deste ano. “A seca gerou prejuízos incalculáveis aos produtores, um exemplo é a produção leiteira que teve perda significativa. Apesar da demora na liberação do milho, ainda temos tempo de reparar alguns danos”, disse.

Na próxima semana os produtores e cooperados poderão procurar as representações da Conab para retirar o milho.

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário