terça-feira, 20 de março de 2012

Para garantir preço de arroz Governo destina R$ 737 milhões


Brasília 20/3/2012 – O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), participou na manhã desta terça-feira (20/3) do anúncio das medidas de apoio à comercialização do arroz, feito pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (PAPA), Mendes Ribeiro Filho.

Conforme informações do Ministério serão aplicados R$ 737 milhões com o objetivo de contemplar a Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) para o produto. Serão utilizados como instrumentos de comercialização a Aquisição do Governo Federal (AGF), contrato de Opção de Venda, Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio de Equalização Pago ao Produtor (Prepo).

As operações totalizam 2.020 milhões de toneladas, distribuídas nos meses de abril a julho. O leilão de PEP/Prepo vai destinar para a comercialização um total de um milhão de toneladas de arroz, os contratos de opção, são 700 mil toneladas e AGF, 320 mil. O ministro declarou que por meio desses mecanismos, o governo espera corrigir as distorções de preços pagos ao produtor e garantir sua maior competitividade no mercado. A operacionalização se dará por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Colatto pediu agilidade na logística de distribuição. “Ainda sofremos com a questão do milho que tem chegada difícil em Santa Catarina, esperamos que o mesmo não ocorra com o arroz”, disse o parlamentar.

Os estoques de arroz levantados pelo Governo chegam a 1.714.590, Santa Catarina possui 25.132 e o Rio Grande do Sul 1.687.785, Estado com maior estoque.

Na tabela abaixo segue o cronograma de distribuição.

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário