sexta-feira, 16 de março de 2012

Relatório do Código Florestal não garante áreas consolidadas


Brasília 16/3/2012 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) teve acesso na quinta-feira (15/3) ao relatório preliminar ao substitutivo aprovado no Senado e relatado na Câmara pelo deputado Paulo Piau. A expectativa do relatório de Piau era atender o apelo dramático dos pequenos agricultores. “Mas acabou frustrando a agropecuária, a maioria dos partidos e deputados da Câmara Federal e os pequenos produtores”, afirmou Colatto.

Para o parlamentar, embora engenheiro agrônomo, subscritor e defensor na tribuna do destaque 164 que garantiu as áreas consolidadas, aprovado na Câmara e modificado no Senado Federal, Piau deveria ter superado a pressão do Governo que defende o projeto do Senado que não contempla as áreas consolidadas em APP. “Agora ele poderá ser derrotado no Plenário por meio de destaques que serão apresentados retomando o artigo 62, parágrafos 1º, 2º e 3º e suprimindo os demais parágrafos, assim como outros artigos”, justificou.

Colatto destaca que a agricultura brasileira está preocupada em face das dificuldades que enfrentará se milhões de pequenos agricultores não mantiverem seus direitos adquiridos em áreas consolidadas. “Eles precisam da garantia de consolidação e do seu direito de continuar produzindo alimento ao povo brasileiro e para exportação, garantindo a balança comercial”, disse.

O vice-presidente da FPA destacou que “a expectativa era uma posição firme em defesa dos agricultores por parte do relator Paulo Piau, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, que usaria seu conhecimento para convencer ambientalistas radicais que pensam que a comida nasce na prateleira do supermercado, e esquecem que se o agricultor não planta a gente não almoça e não janta”.

Fonte - Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário