terça-feira, 12 de julho de 2011

Governo apresenta medidas para suinocultores e orizicultores


Brasília 12/7/2011 – O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) informa que foram anunciados ontem (11/7) pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, prazos adicionais para os produtores de arroz pagar os financiamentos do crédito rural. A medida aguarda agora aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Os arrozeiros terão até quatro anos para liquidarem os custeios 2010/11, mediante o desembolso de 20% no ato e o saldo parcelado até 2015. As parcelas de investimentos com recursos do BNDES e dos custeios prorrogados de safras anteriores serão remanejadas para 12 meses após a última prestação. O Empréstimo do Governo Federal (EGF) poderá ser restituído com 50% do valor neste ano e o restante dividido em duas vezes (2012 e 2013).

Conforme Colatto o setor cobra a criação de uma linha de crédito emergencial para atender quem não financiou as lavouras com as instituições financeiras e para os produtores que tiveram prejuízos com chuvas e enxurradas na safra passada. “Essas medidas anunciadas pelo governo amenizam a situação, mas não tiram a preocupação dos produtores. Devemos lutar para conseguir mecanismos de apoio e compatíveis com a realidade dos arrozeiros”, enfatizou.

Suínos

Wagner Rossi informou que parte dos pleitos dos suinocultores também será atendida pelo governo. Serão disponibilizados recursos para a Linha de Crédito Especial (LEC) para apoiar a comercialização de até um milhão de toneladas de suínos. “O dinheiro será destinado aos produtores, cooperativas, agroindústrias e exportadores que poderão financiar o carregamento de estoques para a comercialização futura da carne”, disse Colatto.

A concessão do crédito estará condicionada à comprovação da aquisição da matéria-prima direta dos criadores ou de suas cooperativas, por preço não inferior ao de referência estabelecido, que deverá ser anunciado em R$ 1,74 o quilo vivo. O juro será fixado em 6,75% ao ano e o prazo para reembolso será de 180 dias.

As parcelas do crédito rural, vencidas e a vencer neste ano, dos produtores de suínos também serão prorrogadas. Os custeios 2011 poderão ser pagos em até cinco parcelas – a primeira deve ser liquidada neste ano e as demais até 2015. As operações de investimentos e de custeios alongados de safras anteriores serão remanejadas para 12 meses após a última prestação. Da mesma forma que o arroz, para entrar em vigor, as medidas precisam ser aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Foto: Deputado federal Valdir Colatto e o Ministro da Agricultura Wagner Rossi.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário