sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Audiência debate rumos da atividade passeriforme


Brasília 11/8/2011 – O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) usou a tribuna da Câmara para citar a importância da aproximação dos órgãos ambientais com a Câmara dos Deputados. Colatto destacou a audiência pública realizada na terça-feira (9/8) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), com o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, o secretário da Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Ferreira de Souza Dias, representantes do Instituto Chico Mendes (ICMBio), do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado de Roraima (IDEFER), da Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros, das Anilhas Capri soluções em identificação para animais e da Comissão de Animais Silvestres e do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina.

A audiência foi solicitada pelos membros da Bancada Eco Passarinheira devido a dificuldade de diálogo entre o Ibama e a categoria. Conforme o parlamentar durante a audiência foi discutida a regulamentação dos pássaros silvestres nativos que são criados no Brasil e as mudanças na Instrução Normativa nº 15. “Tivemos um diálogo muito bom e entendemos que é preciso aproximar os órgãos ambientais e esta Casa para esclarecermos assuntos, em que, às vezes, não são observados todos os trâmites legais”, justifica Colatto.

No encontro o Ibama apresentou uma nova proposta para a classe. A IN 15, hoje em vigor, permite a criação de 30 aves por criador amador, 10 transferências e 10 anilhas por ano. A nova proposta passaria para 60 aves por criador, 15 transferências e 20 anilhas por ano. De acordo com Colatto não foi discutida a participação em torneios, e nem os pássaros que serão incluídos nos anexos. Mas atendendo as reivindicações ficou agendada uma reunião para a próxima quinta-feira (18/8) a partir das nove horas no Ibama, com um grupo de trabalho formado por membros do Ibama, Ministério do Meio Ambiente, membros da Bancada Eco Passarinheiro e os criadores. “A ideia é iniciar uma conversa para a elaboração de uma nova norma que atenda todas as partes”, destacou Colatto.

O presidente da Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros (Cobrap) Aloísio Tostes, afirmou que a classe está contente com o encaminhamento feito na audiência. “Tivemos a sensação de alívio ao ver que os deputados e o poder público são favoráveis ao uso sustentável da biodiversidade. Nossa atividade movimenta R$ 2,7 bilhões por ano gerando mais de 125 mil empregos e tem um compromisso com a conservação das especies”, afirmou. Com relação à nova proposta do Ibama, Tostes disse que a classe irá analisar e conversar sobre o assunto na reunião da próxima quinta-feira.

Foto - Audiência na Comissão da Agricultura

Assessoria de Imprensa Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário