quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Importação de banana pode acabar com a atividade em SC


Brasília 18/8/2011 – O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) encaminhou ao Diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Cósam de Carvalho Coutinho, um documento solicitando auxílio na intervenção da importação da banana equatoriana. Conforme a Federação das Associações e Cooperativas de Bananicultores de Santa Catarina (Febanana) a cadeia produtiva ficou apreensiva com notícias recentes veiculadas na América Latina sobre a possibilidade de importação de banana equatoriana.

O presidente da Febanana, Orlando Lemke, em conversa com Colatto informou que o carro-chefe da agricultura equatoriana é a produção de bananas e plátanos (espécie de árvore), com condições diferenciadas de subsídios, financiamentos e tributações que possibilitam o abastecimento de mercados argentino, europeus e norte-americanos. A preocupação dos bananicultores brasileiros é com a competição desleal, o que implicaria em total prejuízo à produção nacional.

Colatto cita que o bananicultor brasileiro não consegue competir com empresas daquele país. “No Brasil, ao contrário do Equador, não há incentivos e os custos são altos, além de não haver investimentos dos governos para desenvolver o setor”, justifica. O parlamentar acrescenta que SC já é destaque na produção nacional, abastecendo todos os Estados da região sul, sudeste e centro-oeste. Além de ser o principal exportador em volume desta fruta, abastecendo Uruguai e Argentina. “A possibilidade de importação acabará a atividade para cinco mil famílias, na maioria dos casos, única renda familiar”, afirmou o parlamentar.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, no Brasil, a atividade gera aproximadamente 500 mil empregos diretos e dois milhões indiretos, proporcionalmente é uma das culturas que mais empregam. Em SC atualmente cinco mil famílias cultivam a fruta do norte ao sul do Estado, totalizando 31.164 hectares, com uma produção anual de 668 mil toneladas de banana sendo 85% da variedade Cavendish e 15% da variedade Prata gerando 25.500 empregos diretos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário