quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Entidades de agronomia do Sul farão encontro em SC sobre Código Florestal Brasileiro


Deputados federais serão os palestrantes de evento em Santa Catarina que reunirá engenheiros agrônomos e lideranças dos três Estados do Sul

Santa Catarina 10/8/2011 – Em reunião na última segunda-feira (8/8) na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (AEASC), em Florianópolis, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) levou informações sobre a tramitação do Projeto de Lei do novo Código Florestal Brasileiro. “A proposta tramita agora no Senado e depositamos confiança na sua aprovação”, destacou Colatto. Segundo o parlamentar, este é o momento dos deputados alertarem as suas bases e buscarem força junto aos senadores pela aprovação da nova proposta.

O ex-governador de Santa Catarina e senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) é o relator da proposta na Comissão de Agricultura no Senado e também na Comissão de Constituição e Justiça da casa. O senador do Acre, Jorge Viana (PT/Acre), é o relator na Comissão do Meio Ambiente.

Segundo Colatto, as associações, cooperativas e sindicatos de engenheiros agrônomos dos três Estados do Sul – em SC a AEASC, Uneagro e Seagro - realizarão um grande encontro ainda nesse mês de agosto para discutir a proposta em tramitação no Senado. Os explanadores serão os deputados Moacir Micheletto (PMDB/PR), Luiz Carlos Heinze (PP/RS) e Valdir Colatto (PMDB/SC).

O parlamentar catarinense Valdir Colatto também é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional, entidade da qual foi presidente por duas gestões, fez o convite para o relator Luiz Henrique da Silveira participar da discussão, ocasião em que os três Estados do Sul pretendem entregar documento de apoio à proposta em tramitação.

Quando em tramitação do novo texto na Câmara dos Deputados, Colatto apresentou a Emenda 164, subscrita por demais parlamentares, baseada no Projeto de Lei 5367/2009 de sua autoria, aprovada naquela casa posteriormente.

O texto da Emenda prevê o Programa de Regularização Ambiental (PRA), permitindo a manutenção de atividades consolidadas em Áreas de Preservação Permanente (APP), vedada a expansão das áreas ocupadas, ressalvados os casos em que haja recomendação técnica de recuperação da referida área. A Emenda 164 também destaca que a supressão de vegetação nativa protetora de nascentes, de dunas e restingas, somente poderá ser autorizada em caso de utilidade pública.

Fonte - Assessoria de Imprensa Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário