quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Nova data para abastecimento de milho em SC


Santa Catarina 28/9/2011 - O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) foi informado nesta semana que o abastecimento de milho em SC pela Conab será feito a partir do dia 4 de outubro, data adiada, uma vez que a Conab tinha previsto o início da entrega nesta semana. Os lotes de milho serão removidos do Paraná destinados aos produtores de Santa Catarina por meio do Programa de Vendas em Balcão.

Cada produtor poderá adquirir no máximo 15 toneladas/mês de milho. A entrega será agilizada pela superintendência estadual da Conab. Poderão retirar o grão os produtores cadastrados no programa da Conab. O milho estará à disposição dos produtores ao preço de R$ 24 a saca de 60 kg.

A demora pela liberação via Conab desencadeou inúmeros pedidos pela liberação. Colatto, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional, acompanha os encaminhamentos e recebeu a informação do diretor de operações e abastecimento da Conab, Marcelo de Araújo Melo que a Companhia revogou o contrato de transporte de 35 mil toneladas de milho com a empresa Transvale que, após 90 dias, havia entregado somente 13,5 mil toneladas em SC quando o esperado era 40 mil toneladas.

Em função disso, a Conab fez nova licitação no dia 9 de setembro de 2011 para remoção de milho de outros Estados para Santa Catarina, acrescentando mais 40 mil toneladas as 13,5 mil já distribuídas. Duas empresas ganharam a concorrência para transporte que começará agora, segundo a Conab, a partir do dia 4 de outubro.

Segundo o superintendente de armazenagem e movimentação de estoques da Conab, Milton Libardoni, cada ponto de embarque do produto contará com técnicos para verificação da qualidade do milho. A saída do Paraná está prevista para segunda-feira, dia 3/10. A média de recebimento do grão em SC será de 5 mil toneladas por semana. A previsão inicial é que as 40 mil toneladas sejam entregues até 15 de novembro, sendo que ao todo, SC deverá receber 63 mil toneladas até o fim do ano.

“Esperamos que, mais uma vez, a burocracia não atrapalhe o transporte e que a Conab seja ágil e as empresas cumpram o contrato removendo com urgência o milho para Santa Catarina. Precisamos que a Companhia seja eficiente”, destacou Colatto. Segundo ele, a demora desencadeia prejuízo ainda maior aos produtores que arcam com o ônus de mais uma crise da suinocultura catarinense.

Fonte - Assessoria de Imprensa Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário