quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Colatto continua em Brasília contra o Horário de Verão


Parlamentar afirma que não há ganhos com essa medida

À zero hora de domingo, 17/10, inicia oficialmente o Horário Brasileiro de Verão. A determinação valerá para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, onde a população deverá adiantar o relógio em uma hora. A medida prevalece até 20 de fevereiro de 2011. A justificativa do Ministério de Minas e Energia, é que o Horário de Verão permite um aproveitamento da luz natural e estimula o uso racional da energia elétrica.

O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), é contrário a medida instituída no país. Autor do Projeto de Lei 397/2007 que defende o fim do Horário de Verão, Colatto afirma que “não há estatística que justifique que essa medida traga ganhos”. Ainda segundo o parlamentar, os mais prejudicados, são os trabalhadores rurais e àqueles que necessitam acordar de madrugada para trabalhar. “O desconforto que a adoção deste horário acarreta, principalmente em latitudes mais baixas, é experimentado por todos que são obrigados a acordar mais cedo, incluindo as crianças, pois o horário de verão começa em pleno período escolar”, justifica.

O Ministério, órgão que mantém a política do Horário de Verão a décadas, afirma que, em média, é contabilizada uma redução aproximada de 5% na demanda por energia nas regiões que adotam o Horário de Verão.

Colatto, radicalmente contrário, destaca que “para comprovar a ineficácia do horário de verão basta verificar as faturas de energia elétrica e ver o quanto as pessoas gastam a mais neste período”. O parlamentar defende que uma das medidas que podem solucionar o alto consumo de energia é o desenvolvimento de ações permanentes do governo que possam orientar e educar a população brasileira sobre o uso consciente de energia nos horários de ponta, das 18h30 às 21h30.

O projeto 397/2007 justifica que “as bruscas alterações de horário ocasionam distúrbios orgânicos traduzidos pela ocorrência de fadiga, dores de cabeça, confusão de raciocínio, irritabilidade, constipação e queda da imunidade. Tal quadro é conhecido na medicina como síndrome de jet lag cuja conseqüência mais grave é a afetação hormonal que se manifesta, principalmente, em crianças e pessoas de idade mais avançada”. O Projeto de Lei 397/2007 que propõe o fim do Horário de Verão está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário