terça-feira, 19 de abril de 2011

Colatto alerta sobre prazo para renegociação de dívidas rurais


Prazo para renegociação encerra no dia 29. Produtores rurais devem contatar as agências bancárias para encaminhar pedido de renegociação.

19/4/2011 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional, orienta para que os produtores rurais compareçam a agência bancária do Banco do Brasil para renegociação de dívidas rurais cujo prazo para pedido encerra no dia 29 do mês de abril. A renegociação, explica Colatto, refere-se às dívidas agrícolas vencidas até 30 de junho de 2010. Cada caso será avaliado e os produtores rurais devem dirigir-se a agência em que adquiriram a dívida.

As dívidas são referentes a operações de investimento, custeios prorrogados, Pronaf, Securitização II, Cédula Produtor Rural (CPR), Finame e Finame Especial. Operações como Securitização I, PESA e as dívidas inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), lastreadas com risco da União, não estão contempladas na nova medida.

O Banco do Brasil dispõe, além da exclusão dos encargos de inadimplemento, as seguintes condições: alongamento do prazo máximo de pagamento para até 10 anos, desde que 40% da dívida seja paga em até 5 anos; encargos a partir de IRP mais 0,5% ao mês (juros de poupança) e entrada de 10% do valor total da dívida, podendo haver flexibilização em casos específicos, inclusive com pagamento da entrada na safra.

Informação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) dá conta que, o produtor, inscrito na DAU, que tiver interesse em quitar ou parcelar sua dívida, estará amparado por meio da Lei 12.380/2011, que, além de suspender todas as execuções contra os produtores até o dia 30/06/2011, também oferece descontos para a liquidação e parcelamento de acordo com condições específicas.

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário