sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Colatto luta para acabar definitivamente com o Horário de Verão


Brasília 24/2/2012 - Termina à zero hora deste sábado (25/2) o Horário Brasileiro de Verão. A justificativa do Ministério de Minas e Energia, para a implantação do novo horário é que permite um aproveitamento da luz natural e estimula o uso racional da energia elétrica. O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), é contrário à medida instituída no país. Autor do Projeto de Lei 397/2007 que defende o fim do Horário de Verão, Colatto afirma que “não há estatística que justifique que essa medida traga ganhos”.

Ainda segundo o parlamentar, os mais prejudicados, são os trabalhadores rurais e àqueles que necessitam acordar de madrugada para trabalhar. “O desconforto que a adoção deste horário acarreta, principalmente em latitudes mais baixas, é experimentado por todos que são obrigados a acordar mais cedo, incluindo as crianças, pois o horário de verão começa em pleno período escolar e de provas”, justifica.

O PL 397 encontra-se na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e deve entrar em pauta tão logo iniciem as atividades da Comissão. “Faremos um trabalho ainda mais forte neste ano para que os parlamentares possam se dar conta do mal que essa mudança de horário causa no povo brasileiro”, justificou Colatto.

O autor do projeto defende que a sociedade já provou que não gosta do horário adotado, já que desde sua apresentação Colatto recebe inúmeras manifestações em favor do fim do horário de verão.

Além disso, Colatto cita que o estudo desenvolvido pelo médico Guilherme Honório Moreira, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, constatou que uma hora a menos no nosso sono pode causar aumento do número de mortes nas estradas, piorar o controle do diabetes mellitus, diminuir o rendimento escolar, aumentar o erro profissional, e uma adaptação que nunca ocorre.

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário