quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Colatto fala sobre Agricultura Brasileira em documentário dinamarquês
15/2/2010 – O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), autor do projeto de lei 5.367/2009 com uma proposta de um Código Ambiental Brasileiro, participou na última semana da gravação de um documentário sobre o futuro da agricultura no mundo, para a equipe de TV Dinamarquesa DR Aktualitet, no gabinete, em Brasília.
Durante as gravações, Colatto falou sobre o potencial de fronteiras agrícolas do Brasil, a importância da exportação dos produtos brasileiros para os outros países e também. A equipe também questionou sobre o que o Brasil vai fazer para conquistar a confiança de outras nações quando se tornar o maior competidor mundial de alimentos, principal dificuldade encontrada nos países desenvolvidos, como relatou a equipe.
Para esta pergunta, o parlamentar enfatizou que “ao contrário que os Estados Unidos fazem, ao oferecer bombas e armamento, nós vamos oferecer alimento, comida para a humanidade, e com isso teremos os países muito mais receptivos e com certeza vamos nos entender. Teremos todos os alimentos que o mundo precisar. Entraremos no mercado sem briga, competindo honestamente, dentro daquilo que é o comércio mundial de commodities”, completou Colatto.
“O Brasil é um país que planta os 365 dias do ano. Você tem vários climas, vários biomas e é possível trabalhar todos os dias do ano em alguma região do Brasil. Nós temos um país fantástico para a produção de alimentos e será sim o celeiro do mundo se os brasileiro souberem planejar a ocupação territorial e resolver as questões ambientais”, respondeu o deputado sobre a capacidade de produção de alimentos do Brasil.
Colatto falou ainda sobre as principais dificuldades que a agricultura encontra na competitividade no comércio de alimentos mundial. “Temos o melhor agricultor e o melhor clima e solo do mundo. O que nos falta agora é um desenvolvimento fora da porteira: que é a logística, o transporte, a questão dos impostos, estamos com 33% de impostos nos nossos produtos. Fora isso, em termos de commodities, seremos muito competitivos no comércio mundial de alimentos”.
Assim como comentou a equipe da TV dinamarquesa, no futuro o Brasil será o principal país na agricultura mundial. Segundo dados do Ministério da Agricultura, em dezembro 2009, as exportações do agronegócio brasileiro foram do total de US$ 4,981 bilhões, um crescimento de 4,4% se comparado ao mesmo mês em 2008.
Fotos 1 – Fotos da gravação do documentário no gabinete
Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário