quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Produtores de Maçã e Pêra pedem apoio ao governo para melhorar proteção e armazenamento dos frutos


Brasília 10/2/2010 - Os deputados catarinenses Valdir Colatto (PMDB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e Odacir Zonta (PP/SC), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) estiveram no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nesta quarta-feira (10/02), acompanhando o presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP), Antônio Carlos Anselmo, e demais representantes, na reunião sobre as dificuldades do setor, com ministro Reinhold Stephanes, no gabinete do ministro, em Brasília.

Representantes da AMAP pediram ao ministro da Agricultura a criação de um programa do Governo Federal para financiar a compra de telas (anti-granizo) para cobrir e proteger os pomares de maçã do município de São Joaquim (SC) e de outras regiões produtoras do estado. A idéia é subsidiar 100% dos juros do financiamento para as telas de proteção. Com essa iniciativa, “os produtores irão proteger os pomares, evitar prejuízos e obter melhores resultados”, ressaltou Colatto.

O programa não substituirá o subsídio existente. A idéia aplicá-lo de forma diferenciada para que o produtor tenha a opção por cobrir seus pomares. Além disso, com a certeza de melhores produtos, os produtores poderão usar a produção de maçã como forma de garantia para conseguir financiamentos do governo.

“Também solicitamos ao ministro Reinhold Stephanes o financiamento de câmaras frias para aumentar o armazenamento das maçãs”, completou o parlamentar catarinense.

Atualmente, a AMAP possui 2,5 mil associados, pequenos agricultores, todos qualificados dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário