quinta-feira, 6 de maio de 2010
Colatto palestra sobre agropecuária brasileira para parlamento mexicano
Brasília 06/05/2010 - O Deputado Federal Valdir Colatto, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional, proferiu, na última quarta-feira (5/5), palestra sobre o cenário da agropecuária brasileira durante 2ª Reunião Interparlamentar Brasil - México, realizada no Senado federal, em Brasília.
Em seu pronunciamento, Colatto ressaltou a importância do país para o abastecimento mundial de alimentos. “O Brasil produz 365 dias ao ano, tem grande potencial na produção mundial de alimentos, essa é a vocação deste país”, ressaltou. Colatto destacou ainda algumas tratativas entre Brasil e México quanto ao credenciamento da importação de leite em pó e condensado à este país e a agilização da habilitação das empresas brasileiras para as exportações de carnes suínas, bovinas e aves com destino ao mercado mexicano.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) aproveitou e enfatizou que o Estado de Santa Catarina é o maior produtor brasileiro de carne suína, reconhecido internacionalmente como estado livre de Febre Aftosa (principal doença que afeta bovinos, suínos e búfalos e causa perdas econômicas para o país). A produção catarinense de maçã também foi ressaltada pelo parlamentar durante a palestra.
Aos parlamentares mexicanos também foram relatadas as dificuldades do Brasil com a questão cambial e com a legislação ambiental. Quanto ao câmbio, Colatto disse que “tem trazido dificuldades para o setor agropecuário brasileiro”. “O dólar é muito forte e real é fraco e é preciso equilibrar isso nas contas de importação e exportação”, completou.
Quanto à legislação ambiental, o parlamentar falou das dificuldades dos produtores relacionadas à averbação da Reserva Legal e as conseqüências da aplicação do atual Código Florestal. “Se aplicado a atual legislação, 70% do território nacional ficaria estatizado, só restaria 30% para ocupação e produção”. A necessidade do pagamento por serviços ambientais também foi levantada por Colatto como importante para o Brasil.
O parlamentar catarinense destacou ainda como referência na defesa do setor agropecuário dentro do parlamento brasileiro, as comissões de Agricultura do Senado e da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar da Agropecuária, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que tem auxiliado na introdução de tecnologias agrícolas no Brasil.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário