sexta-feira, 7 de maio de 2010

Produtores apresentam principais dificuldades nas relações de integração entre empresas integradoras


Brasília 07/05/2010 - A falta de um regulamento para os contratos entre indústrias e produtores, a precariedade dos canais de interlocução entre ambos e a omissão das empresas quanto à responsabilidade ambiental foram destacados como as principais dificuldades que agricultores têm enfrentado com as integradoras, nesta quarta-feira (5/5), durante a Subcomissão Permanente para avaliar as relações de Integração e propor medidas para melhorar a relação entre indústrias e produtores.

Participaram da reunião, representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A responsabilidade ambiental foi apontada, por unanimidade, pelos convidados como um dos problemas recorrentes nos contratos entre integradores e integrados. “Noventa por cento da responsabilidade ambiental fica com os produtores e apenas 10% vai para as empresas. A licença ambiental é um exemplo”, disse Elton Roberto Weber, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG/RS), representante da Contag.

Após o relato dos convidados, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), relator desta subcomissão, ressaltou que “é necessário que haja um balizamento nacional desses contratos e que tenha uma relação harmônica e boa para todos, precisamos propor medidas para melhorar a relação entre indústrias e produtores”, disse.

O relator da subcomissão pediu ainda para que cada uma das entidades apontasse os principais problemas enfrentados pelos produtores nos contratos de integração e que sugerissem soluções para essas dificuldades. Colatto pediu também para que a Embrapa se responsabilizasse em fazer um estudo técnico das relações de integração entre indústrias e empresas nos últimos anos.

A próxima reunião ficou marcada a quarta-feira, dia 12/05, às 14h, na sala da presidência da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, com entidades dos setores de atividades agropecuárias.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário