terça-feira, 10 de maio de 2011

ACIX promove palestra com Valdir Colatto


Xanxerê – A ACIX, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, realizou no restaurante O Costelão, no dia 06 de maio, palestra com o Deputado Federal Valdir Colatto, em que foram tratados assuntos relacionados à votação e aprovação esperada para o novo Código Florestal. O evento contou com a presença de várias autoridades, convidados, produtores rurais, empresários, o prefeito municipal Bruno Bortoluzzi e o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Gasparini, sendo servido café da manhã .

A discussão sobre o Código Florestal é o assunto hoje no Brasil. A questão ambiental é um problema não só de estados ou regiões, mas do país inteiro. O próprio governo reconheceu que a situação deve ser resolvida logo, pois está atrapalhando no desenvolvimento, trazendo transtornos a quem produz e pressionando os processos de produção agrícola, tornando-os insustentáveis. “Por isso pressionamos os deputados e o governo. As discussões sobre a questão ambiental já ocorrem a dois anos, e agora afunilaram-se para a criação de uma agenda”, conta Valdir Colatto.

Para a votação de terça-feira (10/05), estão sendo alinhados dois pontos principais: o plano de regularização ambiental (PRA), que traz a decisão para os estados, dando 5 anos para estabelecer um planejamento de regularização, mostrando o que será feito em cada região e a questão da retirada das áreas de reserva legal do processo produtivo.

O Deputado Federal afirma que “segundo estudos, 83 milhões de hectares estariam irregulares se seguíssemos o código APP (Área de Proteção Permanente), portanto, não podemos sair derrubando tudo ou fechando as áreas de agricultura, isso quebraria a economia do país. Precisamos planejar, realizar estudos técnicos, econômicos e ambientais, que tragam a realidade de cada estado, para estabelecer um acordo nacional que dite as regras de como ter uma ocupação planejada”.

Conforme o Deputado, no caso de Xanxerê, a cidade só possui o Plano Diretor, que estabelece as diretrizes para a adequada ocupação da área urbana. Precisa-se de um recurso que concilie a produção e ocupação rural e urbana, e que se ajuste à legislação.

“Com a aprovação do Código Florestal pelo Congresso Nacional, teremos até o fim de Maio, uma legislação que beneficia o meio ambiente e a economia”, enfatiza Colatto.

O café da manhã contou com o patrocínio das empresas Avesuy, Higieniza, Binotto Corretora de Seguros e Oeste Factoring.

Fonte: ACIX Xanxerê/Ipse

Nenhum comentário:

Postar um comentário