quarta-feira, 8 de junho de 2011

Deputado Colatto é recebido por criadores de pássaros


Chapecó 08/06/2011- Durante roteiro no fim de semana, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) visitou a XXII Exposição Feira de Pássaros promovida pela Sociedade Oeste Catarinense de Ornitologia (SOCO), em Chapecó.

O deputado foi recebido pelo presidente André de Miranda Ramos, diretores técnicos e criadores da região. Os passarinheiros agradeceram a colaboração de Colatto pelo trabalho realizado junto ao Ibama que resultou na assinatura da IN 03 dos Pássaros Exóticos em abril deste ano. Colatto é membro da Bancada Eco-Passarinheira na Câmara dos Deputados, frente criada para acompanhar a edição de atos normativos relacionados a atividade e ao manejo das aves para fins comerciais e amadoristas.

Graças a esta Instrução Normativa é que os criadores - entidades e organizações de pássaros exóticos - podem dar continuidade a realização de feiras e exposições. “No ano passado deixamos de realizar, pois o Ibama restringiu a relação de pássaros para criação e exposição nas feiras”, comentou o diretor técnico de agapornis da SOCO, Isaldir Almeida.

Caso a situação anterior persistisse, o diretor comenta que 50% dos pássaros não poderiam participar da exposição. “Os criadores de pássaros exóticos viveram um período difícil de contratempo com o Ibama, que nos considerava traficantes. Temos agora uma instrução que permite a continuidade da nossa atividade e a organização do setor”, disse.

Com a IN 03, novas espécies foram incluídas na relação de criação de pássaros exóticos pelo Ibama no Brasil, documento este também considerado um grande avanço na legalização e organização dos criadores de pássaros exóticos.

A Exposição da SOCO segue até domingo na sede da entidade em Chapecó e com pássaros de criadores de Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Pinhalzinho, Itá e Pato Branco.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário