quinta-feira, 9 de junho de 2011

Suinocultores recorrem ao ministro da Agricultura para solucionar crise


Além do embargo russo, dificuldades de consumo, custo de produção e prorrogação de dívidas são preocupações das associações dos criadores de suínos

Brasília 9/6/2011 – O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) participou na manhã de hoje (9/06) de audiências com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Evangevaldo Moreira dos Santos, para tratar sobre a crise na suinocultura e os programas para venda de milho a preços menores para os produtores de suínos. Participaram das audiências presidentes das associações de criadores de suínos dos Estados de S anta Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, deputados, e representantes de senadores.

A Associação Brasileira entregou um documento ao ministro da Agricultura e ao presidente da Conab, relatando os problemas enfrentados pela classe e solicitando subsídios para a suinocultura brasileira. Colatto destacou que o suinocultor contabiliza, no momento, R$ 100,00 de prejuízo por animal terminado. “Além disso, o custo de produção é incompatível com a atividade suinícola e há uma dificuldade de consumo, tanto no mercado interno como externo”, salientou Colatto.

No documento, a Associação solicita, em caráter emergencial, disponibilidade de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) com prêmio de R$ 8,00 a saca, ou o Valor de Escoamento de Produto para aquisição de milho dos estoques públicos; estoque permanente da CONAB nos Estados com deficiência e a reabertura do Programa de Venda de Milho Balcão para pequenos e médios produtores de suínos a preços acessíveis; prorrogação de dívidas contraídas em empréstimos de investimento e custeios na área da suinocultura e reativação da linha de crédito Retenção de Matrizes Suínas, com liberação imediata e extra-limite.

Os presidentes sugeriram que a liberação seja feita somente para as associações, para que elas façam a divisão e o “milho chegue para quem realmente precisa”.

Ações emergenciais

Wagner Rossi informou que as providências com as exigências da Rússia já estão sendo tomadas e amanhã serão respondidos os 18 itens e a relação e condições de todos os frigoríficos dos Estados. Destacou que os russos possuem algumas exigências difíceis de ser cumpridas. “Mas estamos com um esforço grande para nos adequarmos as exigências deles”, disse Rossi.

O ministro ligou para o presidente da Conab pedindo agilidade, respeitando as normas, no abastecimento de Milho balcão aos três Estados do Sul. Solicitou ainda que seja feito um levantamento e onde não possui o grão, que o abastecimento ocorra imediatamente.

Na Conab, Colatto destacou que as 70 mil toneladas de milho que serão removidas para Santa Catarina através do Programa de Venda Balcão, no final deste mês, não serão suficientes para atender a demanda. O presidente da Conab falou que será feita uma nova licitação de transporte para remover mais milho para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, fará uma nota técnica para autorizar a venda de até 54 toneladas de milho por produtor.

Colatto saiu satisfeito das audiências e disse que essas medidas emergenciais poderão amenizar a forte crise que enfrenta a suinocultura brasileira.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário