segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pássaros exóticos regulamentados


A divulgação aconteceu no dia 1º de Abril de 2011 na presença de dezenas de criadores, de parlamentares da bancada eco-passarinheira. Porém o motivo principal da presença de líderes das Federação e Confederação era sobre a perspectiva da assinatura de uma nova IN regulamentando a criação de pássaros brasileiros, o que não aconteceu.

Estavam ali presentes os deputados federaos Nelson Marquezelli / SP, Valdir Colatto / SC, Marinha Roup / RO, Sandro Mabel / GO, Carlaile Pedrosa /MG, Moacyr Michelotto / PR e Fábio Trad / MS. Já os deputados Luis Carlos Heinze / RS e Otávio Leite / RJ não puderam comparecer mas enviaram seus assessores. Representando os criadores de Exóticos, estava o Dr. Wilson Gomes e Dr. Aníbal Rolin.

A IN conquistada em um primeiro momento atendeu as expectativas dos criadores de exóticos. O orgão tenta assim resolver o embróglio que ele mesmo criou quando autorizava, ná época a importação de aves sem qualquer tipo de marcação (anilhas ou chips). A importação foi proíbida em 1998 devido à Gripe Aviária, mas a população presente foi parar em grande parte nas mãos de criadores que montarão ou aportaram seus plantéis com esses indivíduos.

Agora de um modo geral, a União com essa Normativa, assume o controle das aves exóticas e convoca todos os criadores para se cadastrar até dia 31 de dezembro, cada um na categoria que convier.

Torcemos para que depois que o órgão tiver dados detalhados de todos os criadores, como nome, endereço, CPF e aves contidas no plantel, não cometa abusos de fiscalização. Na realidade, hoje, o órgão não tem a mínima noção de onde estão as milhões de aves exóticas no país.

Matéria publicada na Revista dos Passarinheiros & Cia, edição 62, junho 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário