quinta-feira, 22 de abril de 2010

Colatto acompanha secretário Barbieri e define pendências estaduais no Ministério da Agricultura


Brasília 21/04/2010– O deputado federal catarinense Valdir Colatto (PMDB) acompanhou, na terça-feira (20/04), o recém-empossado secretário de Agricultura de Santa Catarina, Enori Barbieri, durante audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, para tratar das pendências apontadas pela auditoria européia para abertura do mercado de carne suína de Santa Catarina.

O tema principal da reunião foi o reforço do sistema de defesa sanitária no estado para abertura de mercado de carne suína. Para Colatto, são poucos os detalhes que faltam para a atividade acessar novos mercados. “Santa Catarina vai fazer sua parte e agora é uma questão de tempo para a União Europeia fechar os detalhes com o Ministério da Agricultura”, ressaltou.

Ainda neste mês de abril, os Estados Unidos reconheceram Santa Catarina como área livre de febre aftosa sem vacinação. A previsão é que daqui a dois meses as carnes suínas do estado comecem ser exportada para os norte-americanos.

Nesta quinta-feira (22/04), o estado receberá a missão técnica da Coréia do Sul que vai avaliar a produção de carne suína catarinense.

PENDÊNCIAS

Na audiência, Colatto solicitou ao ministro encaminhamento das reivindicações do estado de Santa Catarina. O secretário de agricultura, Enori Barbieri, fará um relatório com as principais pendências do estado naquela pasta, que será apresentado numa nova audiência.

Colatto pediu ainda a atenção do novo ministro da Agricultura quanto à nomenclatura da embalagem do pescado e do glazeamento da comercialização de peixes pela indústria brasileira. O ministro mostrou-se sensibilizado e disse que vais buscar soluções.

Também foi pautada na reunião a comercialização do alho brasileiro na China e a importação de batatas-semente para que não ocorra o desabastecimento no mercado brasileiro.

Ao final da reunião, Colatto convidou o ministro da Agricultura para participar da Festa Estadual do Milho (Femi), que será realizada no município de Xanxerê, entre os dias 30 de abril a 09 de maio.


Foto 1- Reunião: Deputado Colatto, ministro da agricultura Wagner Rossi e Enori Barbieri

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário