segunda-feira, 12 de abril de 2010

Presidente da FPA busca solução do MAPA para não causar desabastecimento de batata no Brasil


O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional, deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) intermediou e acompanhou representantes da Associação Brasileira da Batata (ABBA) em audiência com o secretário de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento (MAPA), Inácio Kroetz , solicitando a liberação dos lotes de batata semente para que não ocorra o desabastecimento no Brasil. Os produtores importadores pedem atenção à falta de material antissoro no MAPA, à demora do Ministério para entregar os resultados das análises de nematóides e à metodologia equivocada de fiscais federais quanto à presença de terras nas sementes.

A Associação relata que, em sete décadas de atividade do setor no país, nunca houve situação similar, considerando que vários fatores passaram a ser motivo para a não liberação dos lotes de batata semente importados de países que possuem acordos comerciais e fitossanitários com o Brasil. De acordo com a ABBA, após a reunião, as ações do MAPA têm sido parciais e o setor aguarda novos ordenamentos nesta semana (12 a 16/4) para que não seja prejudicada esta atividade no país. “Os produtores não são responsáveis por isso e estão sendo severamente penalizados por este atraso”, salienta Colatto.

O parlamentar comenta que em anos anteriores, importações similares foram liberadas normalmente e não causaram problema. “Os segmentos da produção e processamento de batatas estão extremamente preocupados com a possibilidade de faltar sementes para o plantio, o que seria desastroso para os produtores, indústrias e principalmente para os consumidores finais”, disse. Colatto afirmou que continuará acompanhando este caso para evitar maiores perdas dos produtores e possível desabastecimento.

Segundo a ABBA, se não for resolvida a situação em curto prazo, agravará em definitivo a produção destinada ao mercado de batata fresca e de batata chips e palito. " Os prejuízos são enormes e incalculáveis . Os produtores têm elevados custos fixos que dependem da dinâmica da atividade para manter suas contas em dia e as principais indústrias de batata (chips e palito) não terão matéria-prima para processar”, salienta Colatto.

A batata semente é um produto perecível e necessita ser plantada rapidamente ou armazenada em condições de baixa temperatura, a demora para liberar os lotes poderão inviabilizar as sementes em pouco tempo.

BATATICULTURA

Dados da ABBA apontam que o Brasil importa anualmente de 2.500 até 5.000 toneladas de batata semente, ou seja, de 100 mil a 200 mil sacos (25 kg). As principais origens destas sementes são: Holanda, Canadá, Argentina, Chile, Eua, Irlanda e Alemanha.

No Brasil, são plantados anualmente cerca de 100 mil hectares de batata para consumo. A produção ocorre em sete Estados (RS, SC, PR, SP, MG, GO e BA) que, por sua vez, abrange 150 municípios e 30 regiões produtoras. A entidade estima que ainda existam no Brasil aproximadamente 5000 produtores de batata que produzem para abastecer basicamente o mercado interno.

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário