sexta-feira, 16 de abril de 2010

Colatto fale sobre questões ambientais brasileiras na China


16/04/2010 – De volta ao Brasil, depois de palestrar no Fórum de Energia Verde em Macau (China), o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) relata estar satisfeito pela oportunidade de apresentar questões ambientais brasileiras e conhecer novas tecnologias e energia limpa. Colatto, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional, viajou a convite da Câmara de Indústria e Comércio Brasil-China, acompanhado do executivo e fundador da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) Paul Liu e do chefe de gabinete da Quarta-secretaria da Câmara dos Deputados, Osmar Moraes.

Na abertura do Fórum, o parlamentar explanou a distribuição dos biomas brasileiros, as áreas agricultáveis, o Produto Interno Bruto, as restrições ambientais às propriedades rurais, a ocupação territorial de acordo com a legislação ambiental atual, a bioenergia e a importância da busca pela sustentabilidade, considerando os fatores econômicos, sociais e ambientais.

Também apresentou o projeto de lei 5367/2009 de sua autoria que propõe o Pacto Ambiental Federativo Descentralizado no Brasil. Ao coordenador do Fórum, Gary Ngai, o presidente da FPA entregou um DVD produzido pelo governo de Santa Catarina, através da Epagri, sobre o Código Ambiental Catarinense. O Estado é o primeiro no país a criar legislação ambiental específica, de acordo com sua realidade.

Após participar do Fórum de Energia Verde, Colatto sinaliza um encontro para este ano em Santa Catarina com empresários e representantes do governo da China e lideranças do setor produtivo. O objetivo citou Colatto, é “ouvir o que eles tem a oferecer e o que nós temos a oferecer para eles”. O parlamentar relatou que a China não tem mais áreas para destinar à agricultura, o que preocupa o país quanto ao abastecimento de alimentos e também energia.

Macau pertence ao território chinês há 10 anos. “É um mundo capitalista anexado ao comunista e a China inteligentemente usa esta condição de porta de entrada de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas para se relacionar com este mundo de consumo”, disse. Colatto complementa que, por isso, é possível negociar com a China num regime semelhante ao do Brasil o que facilita estas condições de negociação na área comercial.

O roteiro também incluiu visita a feira de produtos agropecuários e industriais, viagem estendida também a Holanda e Filipinas onde manteve intercâmbio comercial.

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário