quinta-feira, 29 de abril de 2010

Comissão Especial criada para discutir relação entre integração e indústria tem Colatto como relator


29/04/2010 – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados criou uma comissão especial permanente para avaliar as relações de integração entre as indústrias e os produtores. Na relatoria desta Comissão, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) pretende buscar uma relação equilibrada entre as partes. “Que esta parceria seja boa para ambos. A indústria recebendo bons produtos e o produtor rural, pelos serviços prestados, tenha sua renda assegurada”, destaca o relator.

Colatto destaca a necessidade do produtor rural garantir a sua renda, independente de problemas do mercado, para a manutenção da atividade e da família. O contrato de parceria está regulamentado na legislação civil brasileira. O produtor rural não tem vínculo empregatício com a agroindústria, comenta o relator, por isso há uma necessidade de negociar o contrato, pois se exigem investimento em tecnologia no campo para a produção, mas o produtor necessita garantir recursos para quitar o compromisso financeiro.

O sistema de integração na produção, salienta Colatto, deve ser defendido para fortalecer a economia, fixar o produtor rural no campo e evitar o êxodo rural. O parlamentar chama a atenção para o perfil do produtor rural. “A população rural está cada vez mais idosa. A média de idade no campo hoje é de 50 anos. Pesquisas apontam que os jovens ocupam apenas 5% da população rural. A preocupação, segundo Colatto, é manter os filhos de produtores na atividade para dinamizar o sistema de produção, manter a parceria com as agroindústrias e abastecer a população. “Sempre com garantias, numa relação de ganha ganha.”

Além da avicultura, suinocultura, bovinocultura, leite, outras atividades apresentam modelo de integração no país, tais como o fumo, frutas, seda, sementes, entre outros. A Comissão Especial realizará audiências públicas com integrados e agroindústrias, sindicatos, associações e outros segmentos vinculados ao sistema. “Deste trabalho resultará proposta de legislação que venha a atender os dois lados”, destacou Colatto.

A primeira reunião desta subcomissão ficou marcada para a próxima quarta-feira (05/05), a partir das 14h, na sala da presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Foto Guida Gorga

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário