quarta-feira, 28 de abril de 2010

“Os ‘Com Terra’ precisam trabalhar em defesa da propriedade rural e da paz do campo no Brasil”


Deputado catarinense Valdir Colatto, presidente da FPA, acompanha agricultores de todo o Brasil durante movimentação contra invasões no campo, realizada, nesta quarta-feira, em Brasília

Brasília 28/04/2010 – “Agricultor é aquele que tem calo na mão e não calo no pé, de andar invadindo as propriedades desse país. É preciso trabalhar em paz, produzir em paz, e que seja respeitado o direito de propriedade. Não podemos ficar nessa insegurança jurídica. A constituição e a legislação brasileira permitem e dizem que nós temos que defender a nossa propriedade e os nossos direitos”, disse o parlamentar catarinense Valdir Colatto (PMDB), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, durante o movimento “Vamos tirar o Brasil do Vermelho”, no gramado do Congresso Nacional, nesta quarta-feira, em Brasília.

Em frente aos 1.500 produtores rurais Colatto também falou da importância desses agricultores para o País e da falta de reconhecimento do setor pela população nacional. “São 77 milhões de hectares, 5,5 milhões de brasileiros que põem comida na mesa, que são vocês agricultores e pecuaristas. As pessoas da cidade precisam saber que comida não nasce na prateleira do supermercado. Se tem feijão, arroz, leite e carne no supermercado, tem um agricultor que levantou de madrugada, alguém que plantou a semente, que enfrentou chuva, sol, falta de política agrícola, invasão de terra, a questão ambiental e precisamos que o povo brasileiro reconheça isso”, ressaltou o parlamentar.

Colatto também pediu aos agricultores para que cobrassem dos senadores, deputados federais e dos candidatos à presidência da República, posições em defesa da produção brasileira. “A questão fundiária e ambiental tem que ser resolvida no Brasil, não podemos mais deixar para depois. Esse é um ano de eleição, cobrem dos senadores e deputados uma lei que possa trazer a paz e a tranquilidade no campo, que as questões ambientais e fundiárias sejam logo resolvidas. Cobrem dos candidatos à Presidência da República qual será o compromisso deles com agricultura nos quatro anos de governo”. Colatto é autor do requerimento que solicita audiência pública com os candidatos à presidência para que se posicionem sobre a agropecuária no Brasil.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Valdir Colatto, assinou no bandeirão “Queremos paz no campo, não às invasões”, estirado no gramado do Congresso Nacional. Colatto também acompanhou a senadora Kátia Abreu e os presidentes das federações de agricultura de todo Brasil, na entrega do Plano Nacional de Combate às Invasões ao presidente do Senado José Sarney, na sala da presidência da casa. Em resposta, o presidente Sarney disse que é a favor da reforma agrária e que “achar uma solução dialogada e com paz tem que ser uma preocupação do governo”.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os conflitos agrários podem gerar um prejuízo de R$ 9 bilhões ao Brasil, só nas invasões aos estados de Mato Grosso, Maranhão, Pará e Bahia. Mil e quinhentos produtores rurais de todo o Brasil – 100 catarinenses, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – participaram desta mobilização. Ainda segundo informações da CNA, foram realizadas 27 missas em cada estado do Brasil e no Distrito Federal em defesa da paz no campo e em favor da defesa da propriedade rural brasileira.

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário