sexta-feira, 26 de março de 2010

Colatto lutou pela Implantação da Política Nacional da Saúde do Homem em Santa Catarina


Brasília 26/03/2010 – O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC) defendeu junto ao Ministério da Saúde a implantação do Programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem nos municípios de Santa Catarina. Este mês, os municípios de Chapecó, Florianópolis e Lages foram indicados para serem contemplados pelo programa, que tem como principal objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a não-adesão às medidas de saúde por parte dos homens resulta no aumento da incidência de doenças e de mortalidade nesse gênero. Dados deste ministério apontam também que, a cada três adultos que morrem no Brasil, dois são homens, e que a expectativa de vida da população masculina é 7,6 anos abaixo da média das mulheres.

Colatto destaca a importância da inclusão do programa nos três municípios e enfatiza a necessidade de ampliar esse projeto em todo o Estado de Santa Catarina. “Temos que mudar essa realidade, prevenir é a melhor maneira de alcançar uma vida longa e produtiva para nossa população. Os homens precisam ter a consciência que também são passíveis de doenças assim como todo ser humano. Esse programa vai incentivar os homens do nosso estado a se cuidar e assim, cuidar da sua família. Precisamos estar atentos à nossa saúde”, ressaltou Valdir Colatto.

Em 2009, a cidade de Joinvile foi considerada piloto da atuação do Plano em Santa Catarina. O Ministério da Saúde apóia a implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem nas Secretarias de Saúde de Municípios a partir de um acordo com a Comissão Intergestores Tripartite, mediante o repasse de R$ 75 mil para cada secretaria selecionada. O objetivo é incentivar a elaboração e a implementação de estratégias e ações de saúde focadas na população masculina, inseridas nos seus respectivos Planos de Saúde, até 2011. A Política Nacional de Saúde do Homem foi lançada dia 27 de agosto de 2009.

Mais informações: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/politica_nacional_homem.pdf
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1623

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário