segunda-feira, 1 de março de 2010

Presidente da FPA defende participação da sociedade urbana



O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), ressaltou, esta semana no Plenário da Câmara dos Deputados, que a participação da sociedade é uma ferramenta importante para a definição do Código Ambiental Brasileiro. O parlamentar defende que o meio ambiente vai além das florestas, está também nas áreas urbanas e rurais:

“O nosso projeto 5367 que trata do Código Ambiental Brasileiro. Não é Código Florestal, porque meio ambiente não é só floresta. As questões ambientais, elas ultrapassam as fronteiras dos limites da cidade e da área rural. Não é nós castigando, colocando como inimigo do meio ambiente o agricultor que nós vamos resolver os problemas ambientais no Brasil. Ao contrário, nós temos na cidade, quando a água chega na cidade ela chega limpa e sai suja. A comida, os produtos chegam na cidade e se tornam resíduos após o uso, lixo. E vão aonde? Para o lixão na área rural! Então é preciso que a sociedade assuma esse compromisso de cada um ver o passivo e o ativo ambiental de cada um de nós. E a sociedade se envolva nesse processo, com toda responsabilidade, para que meio rural e meio urbano possam com certeza buscar uma solução, para harmonizar a questão ambiental, mas também produzir comida, alimentos para esse país. Não há como nós cuidarmos só do meio ambiente ou também só da produção. É preciso que nos equilibramos nesse processo.”

Valdir Colatto é autor do projeto 5367, de 2009, que institui o Código Ambiental Brasileiro com Pacto Federativo Descentralizado, projeto base da Comissão Especial destinada a discutir uma nova legislação ambiental para país. A previsão é que agora em março, o presidente e o relator da Comissão Especial do Código Ambiental, os deputados Moacir Micheletto e Aldo Rebelo apresentem o relatório final da Comissão.

Reportagem, Suely Frota

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário