segunda-feira, 8 de março de 2010

Colatto pede reestudo do registro de tratores agrícolas


Brasília – Preocupado com as manifestações de produtores rurais e empresas agropecuárias quanto à exigência do emplacamento de tratores agrícolas, o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), pediu, esta semana, ao Presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres da Silva, um prazo de dois anos para suspensão da Resolução N° 281, de 26 de junho de 2008, que prevê, para este ano, o emplacamento de tratores agrícolas, para que se possa fazer um estudo mais apurado e real sobre o registro desses veículos.

Segundo Colatto, o Denatran não teve a preocupação de discutir com a sociedade esses prazos e não tem estrutura para atender aos critérios desta resolução; “um agricultor que tem um trator no interior do Amazonas, não tem condições de ir até a capital para registrar seu maquinário, assim como um agente do DETRAN de Manaus não terá como ir até o interior para emplacar. Falta estrutura do sistema, não há como deslocar as máquinas já em uso no país. É impossível efetivar essa resolução em um prazo de, no mínimo, 10 anos. Há uma enorme frota de tratores, atividades rurais e obras no Brasil, em lugares diversos, inacessíveis, em áreas distantes do país”.

Além disso, ressaltou o parlamentar, o departamento de transito brasileiro não sabe que consequências a adoção imediata da Resolução N° 281 pode trazer para os produtores rurais. “A entrada em vigência dessa resolução neste ano de 2010, provocará despesa, preocupação e inviabilidade prática de se adotar essa medida. Essa será mais uma dificuldade e um custo que recairá sobre o agricultor brasileiro e as empresas”, explicou.

Assessoria de Imprensa – Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB/SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário